segunda-feira, 29 de junho de 2009

Curso de formação de Delegados do Orçamento Participativo



No dia 20 de Junho de 2009, a aluna Mari Luci Pilantir Mateus participou do curso de Formação de Delegados do Orçamento Participativo, realizado no Paço Municipal. O evento contou com a participação do Prefeito Municipal, Secretário de Finanças e Assessor Especial Jurídico Legislativo. Este teve como objetivo o esclarecimento de como funciona o orçamento municipal para os delegados eleitos em seus respectivos bairros.

quarta-feira, 24 de junho de 2009

Orçamento Participativo



Uma das primeiras ações do Plano de Ação Comunitária - PLA foi a inclusão dos alunos no orçamento participativo do município de Itapema, que ocorreu no bairro Sertãozinho e Alto São Bento, no dia 25 de maio de 2009. Em nosso núcleo foram eleitos três delegados, Duciana Felisbino, Mari Luci Pilantir Mateus e Renata Baroni Bobinski, que representaram sua comunidade nas ações de desenvolvimento público.
Os educadores do ProJovem sentiram-se orgulhosos da demonstração de democracia e cidadania das alunas que serão responsáveis pela valorizacão de seu bairro.
  • As fotos foram retiradas do site da prefeitura de Itapema/SC.

Arraiá do ProJovem





No dia 19 de Junho de 2009 realizou-se a festa de São João, tão famosa na cultura, no nosso núcleo. Compareceram os alunos e seus familiares, era notável a alegria e a diversão através do trajes típicos, das comidas, das músicas e prosas entre todos os convidados.

Depoimento da Educadora Marcia Ouriques

Na trajetória de minha vida, tive muitas experiências como educadora. Lecionei desde o pré-esolar ao pré-vestibular, mas foi nos projetos e programas, que descobri talentos e minha realização profissional, como professora.Posso declarar, que amo estar no ProJovem Urbano, pois nele posso expandir meus ideais e meus propósitos de vida, tendo em vista que o programa nos dá abertura para trabalharmos a inter e a transdisciplinaridade. Haja vista que uma sociedade só coexiste onde a educação é prioridade.
Pode-se dizer que há uma identificação muito significativa entre a minha realidade e do programa em si. Minha vida foi de muitas dificuldades e lutas, para chegar até aqui, digo que alcancei minha felicidade, pois mesmo em meio de um divórcio conturbado, concluí minha licenciatura, fiz minha pós-graduação e meu mestrado em educação, que tanto sonhei. Com meu exemplo e com muita dedicação, dando o melhor de mim, que trabalho neste tão conceituado projeto, visando sempre o bem-estar dos educandos, inserido-os no mundo mágico do conhecimento. Concluo com a seguinte frase, que me acompanha desde de sempre: "Atitudes positivas contagiam e pensamentos positivos transformam!" Professora: Marcia.

Depoimento da aluna Kelly


Bom, sou uma jovem de 27 anos de idade e estudei somente até a metade do ensino fundamental, porém este depoimento falará um pouquinho da minha vida e que sempre há uma luz no fim do túnel.]
Para mim essa luz chama-se PROJOVEM URBANO, pois ele veio na minha vida no momento certo e na hora certa, sempre quis voltar a estudar, mas parei quando me casei e tive meus filhos. Já tentei fazer supletivos, mas não gostei, pois as aulas eram apenas uma vez por semana ou pelo sistema de módulos, seguidos de provas, não possuíam explicações nem conteúdos interessantes nas disciplinas.
Eu já estava conformada e desanimada, por não poder estudar do jeito que eu gosto todos os dias na escola participando com professores e colegas.
Entretanto surgiu a grande felicidade que é o PROJOVEM URBANO, esse está sendo muito importante para mim, estou aprendendo inúmeras coisas boas e diferentes, a interação que os professores fazem em suas disciplinas com temas do dia a dia nos faz abrir a mente e instiga nossos corações. Os professores são ótimos e explicam muito bem as disciplinas.eu que já tinha dificuldades em inglês e matemática, hoje posso dizer que estou tirando de letra, através da maneira que os professores ensinam os conteúdos, pela paciência que eles possuem quando administram suas aulas.
Eu gostaria de parabenizar quem inventou o PROJOVEM URBANO, escolhendo esses educadores maravilhosos que nos dão aulas e tornaram-se nosso amigos. Me sinto privilegiada em poder fazer parte desse projeto e agradeço a todos pela oportunidade de poder concluir meus estudos, também sei que hoje em dia sem estudar não conseguiremos bons empregos, bons contatos. Também sei que estudando terei mais oportunidades e mais conhecimentos para auxiliar meus filho em suas trajetórias escolares. Sendo assim para finalizar so me resta dizer: muito obrigada.
Esta oportunidade irei agarrar com todas as forças e não permitirei deixá-la escapar, irei até o fim do curso e tenho certeza que não irei parar por aí. Chegarei ao meu sonho, fazer uma faculdade.

OBS: Kelly Cristina Teixeira Schlucubia, 27 anos, casada, 4 filhos, do lar.

Depoimento da aluna Duciana


Para mim o PROJOVEM foi uma oportunidade única que aconteceu no caminho da minha existência. Uma oportunidade em aprender tudo aquilo que não consegui no passado. Uma chance de ficar bem informada que com certeza poderá me ajudar no futuro, pois sendo uma pessoa instruída, por dentro dos assuntos e de tudo que gira em torno de mim e no mundo.
Um conhecimento que poderei passar para meus filhos e netos.
O PROJOVEM mudou minha vida, nele conheci muitos amigos e claro sem contar com a equipe de professores que me ensinaram o que eu preciso saber aqui na EMEF Maria Linhares de Souza de Itapema. Com certeza temos os melhores educadores que existem, atenciosos, compreensivos, claros e muito educados.
As vezes eu parava e me perguntava, se um dia eu voltaria a estudar, a resposta não demorou muito, pois apareceu uma luz que veio de Brasília para nos prestigiar com o PROJOVEM URBANO. Neste momento so tenho a agradecer ao pessoal de Brasília e ao nosso excelentíssimo presidente; Luiz Inácio Lula da Silva, que assim como nós lutamos hoje para um país melhor, justo com um educação de prioridade; com certeza sabemos que o nosso presidente sempre lutou pelo desenvolvimento e felicidade da nação.
Obrigada, presidente Lula,por colocar o PROJOVEM nas nossas vidas.

OBS: Dulciana Felisbino, 28 anos, casada, 2 filhos, artesã.

Biblioteca do Maria Linhares


Ler é bom, experimente!
O projeto leitura tem como objetivos incentivar o hábito da leitura, estimular o senso crítico dos jovens e a expansão do vocabulário. O núcleo Maria Linhares recebeu, como doação, alguns exemplares de obras literárias e, assim foi criado o círculo do livro desenvolvendo a atividade semanalmente.